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Metodologia

A Metodologia do Trilhas de Aprendizagem


Já imaginou um sistema de desenvolvimento de competências simples e eficaz, que permite a qualquer indivíduo capacitar-se simultaneamente para os desafios do seu processo de trabalho e para o desenvolvimento de sua carreira, tudo isso com baixo custo? Ou um sistema que estimula o autodesenvolvimento, tornando o indivíduo ator do seu próprio crescimento profissional? Isso existe e chamamos de trilhas de aprendizagem.


Mas afinal, o que são as Trilhas de Aprendizagem por Competências?


As Trilhas de aprendizagem são caminhos alternativos e flexíveis de aprendizagem, formados por diferentes tipos de recursos de desenvolvimento. Tais recursos ou ações de desenvolvimento são dispostos de forma integrada e sistematizada em diversas trajetórias, que denominamos trilhos. As trilhas podem conter as mais diversas formas de aprendizagem, tudo isso apresentado através de diferentes recursos multimídias disponíveis tais como como filmes, vídeos, documentos, procedimentos, treinamentos, e-books, livros, artigos, podcasts, games, realidade aumentada, realidade virtual, e qualquer outra forma de transferência de conhecimento disponível.


Premissas do modelo de trilhas de aprendizagem


  • A construção de uma trilha de aprendizagem é um ato voluntário;
  • A aprendizagem pode ocorrer por vários caminhos e a competência adquirida é mais importante que a forma de aquisição;
  • Cada um constrói a sua trilha, a partir de interesses pessoais, estilos de aprendizagem preferidos, desempenho, formação, experiência e de necessidades organizacionais;
  • Cada trilha é única e depende da trajetória profissional e das aspirações de quem a constrói;
  • Cada trilha contém percursos definidos e caminhos alternativos, todos vinculados ao desenvolvimento de competências para o trabalho, além de uma modalidade de avaliação cognitiva (teste) ou comportamental que lhe dá suporte.